Nos últimos desfiles de noivas alta-costura da Europa e dos EUA, publicados na In Style e no Style.com, vimos inúmeros vestidos deslumbrantes e feitos para todos os estilos de noivas: das românticas e/ou clássicas às criativas e/ou modernas. Nossa proposta foi escolher o melhor modelo para cada tipo físico, embora em desfiles todas sejam manequins magérrimas, é claro! Vocês verão que os “tomara que caia” foram maioria.
Apesar de gostarmos muito também, nem sempre é o melhor modelo para a pessoa. Mas, como todos sabem que o ideal é fazer o vestido de noiva sob medida, acompanhem aqui nossas dicas especiais conforme os tipos de corpo. Vale a pena para vocês se identificarem: ampulheta, redondo, retângulo, triângulo e triângulo invertido. Você sabe qual é o seu tipo?

Ampulheta Menor - Como a parte de cima do seu corpo é balanceada com a de baixo, aproveite para mostrar suas formas usando modelos que definam a cintura, enfatizem o busto e moldem o quadril. Sortuda!
Ampulheta Maior - É importante você escolher modelos que sigam as linhas do seu corpo sem comprimí-las, marcando de leve a cintura que é seu ponto forte! O modelo da foto também disfarça o quadril que normalmente é a área mais problemática.
Triângulo- Você deve chamar atenção para seu torso, que é seu ponto forte, camuflando ou minimizando a área do quadril. Abuse de brincos e gargantilhas e decotes/bordados/drapeados no busto. No vestido escolhido a saia volumosa escondeu o quadril mais largo.
Triângulo invertido- Para contrabalançar seus ombros marcantes e o quadril mais estreito, evite detalhes na linha do busto e enfatize a parte de baixo do corpo com pregas, saias armadas e/ou tecidos com textura. Apesar do bordado no busto do modelo escolhido, a saia bem ampla deu o equilíbrio necessário!
Retangular- Se você for um retângulo comprido (ou seja, bem magra); crie a ilusão de curvas com design e formas que enfatizem o busto e o quadril. Se preferir o estilo clean, como o modelo escolhido, use linhas fluídas e corte justo. Mas se for mais cheinha, evite detalhes na cintura (ex.faixas). Então, para criar mais forma use-os na linha do busto e do quadril. Prefira modelos de linhas retas e simples e que criem a ilusão de cintura, como no vestido da foto.
Redondo- Como seu ponto fraco é a área central do seu corpo, sempre que possível use acessórios e detalhes na linha acima do busto, como gargantilhas e bordados,ou ainda detalhes abaixo dos quadris. Seu modelo deve conter linhas suaves com tecido leve para evitar mais volume. Recorte abaixo do busto é o ideal para você! O modelo escolhido ficaria melhor com um tecido mais leve, para poder ajustar o tamanho das pregas conforme a noiva, visando sempre diminuir o volume corporal.
Os vestidos das fotos foram criados por: Carolina Herrera, Oscar de La Renta, Vera Wang e Badgley Mischka.